27 abril 2012

Minha mãe se matou sem dizer adeus


MINHA MÃE SE MATOU

SEM DIZER ADEUS

EVANDRO AFFONSO FERREIRA

Editora Record

128 páginas

Preço: uns R$ 28,00

Quando peguei o livro na mão, o título de tarja preta sobre um papel de embrulho de verde veneno, fiquei chocado. Parecia um remédio que provocaria efeitos colaterais indesejáveis.
Aberto o vidro, digo o livro, saboreei algumas cápsulas coloridas.
Página 11 – manhã que se estatuou.
Página 12 – Veio menina por descuido da natureza. Viveu menino tempo todo.
Página 15 – A sonoridade de: sei-sinto-pressinto.
Página 24 – Ah minha filha, perdão se lhe dei aquilo de que nem eu mesmo gosto: a vida.
Página 25 – não se mate ainda, meu velho, não se mate; pense na possibilidade decepcionante do café lá do outro mundo não ser assim tão encorpado.
Página 30 – Quadrilha drummondiana às avessas– pai batia na mãe que ignorava o filho que odiava o pai.Página 37 – Netos chegam espargindo primavera nos avós.

Página 51 – O desfecho da vida é cheio de indelicadezas.

Página 68 – as folhas caem nas outras estações além do outono.

Página 71 – Mãe jovem na mesa ao lado segura bebê lembrando-me do avô que nunca serei. Não retribuo o sorriso: não quero intimidades com o futuro.

Página 112 – Essa moça que carrega o sol a tiracolo.

Página 115 – Envelhecer é surpreender-se a cada manhã com mais um descuido da morte.

        Logo descobri que as cápsulas rareavam porque as via pretas como o rótulo que veste luto. A morte e o suicídio estão presentes com pessimismo latente. A cada página sentimos a melancolia funesta e desesperançosa. As frases sombrias derrubaram meu astral.

        As páginas avançaram, porém a história não se desenvolvia. A cada capítulo o autor se repetia e se repetia. Repetia tanto que ousei escrever um capítulo resumo:

É domingo. Chove. Passo o dia na doceria. Amo minha mãe bêbada e bonita. Não entendi porque se foi sem despedir. Odeio meu pai. Converso telepático com os fregueses das mesas. Sei-sinto-pressinto amigos judeus e a senhora decrépita. Estou triste e melancólico na mesa-mirante e que não sei como finalizar o livro já batizado Minha mãe se matou sem dizer adeus. Vou cortar a teia da própria vida.

Quando terminei o livro, abri a gaveta do criado-mudo, peguei a cartela de comprimidos. Tomei dois Prozac de 20 mg.

6 comentários:

Cinthia Kriemler disse...

Nossa! Cada frase é uma porrada que desnorteia! Mas a página 24 venceu,e me venceu! Não conhecia o autor.Fui pesquisar. Mineiro,67 anos.Publicou a primeira vez com 55, a idade que estou agora. Faz pensar. O danado do mineiro é um chute naquilo que não tenho. Obrigada pela dica!

Klotz disse...

O moço é bom na escrita, mas carega muita depressão. Prefiro astral elevado para caminhar junto.

Anônimo disse...

Prezado, Acho que a literatura do Evandro Ferreira não é para qualquer um. Se você não gosta de ler um romance deprê e só quer ler coisas alto astral, sugiro o Almanaque Disney.
Se você, cara, só lê coisas de astral elevado, jamais poderá ler Jayme Joyce, Lorca, Coetzee, Saramago, Salinger, Baudelaire e muito menos Kafka, ou Pedro Nava, ou André Gide. Todos têm um carga de angústia e dor profundos. Lamento por você, cara. Sinceramente. Eudes Americo Franco

Anônimo disse...

Você tirou um monte de frases inteligentes do livro do Evandro Afonso, mas não conseguiu dizer nenhuma no seu texto. O livro desse senhor Evandro é o que há de vanguarda nesse país onde qualquer imbecil escreve e acha que é escritor. O Evandro escreve com estilo. O romance dele é forte. Deprê? Você tem que ler Schopenhauer, meu.Só lamento que você tenha tomado só dois comprimdos de prozac. Deveria ter tomado a cartela toda. Nancy Genesberg - Tubarão, SC

Anônimo disse...

Meus amigos, acho que o Klotz não excluiu os clássicos quando emitiu sua opinião. Ele apenas disse que preferia outro tipo de estilo. Por que nos prendemos sempre à dicotomia do bom x ruim se, entre esses opostos, há uma gama de opções? Ao invés da crítica desnecessária, postem o que há de interessante em todos esses autores sensacionais que foram mencionados. Assim, todos teremos a chance de conhecer um pouco mais sobre eles.

Giovani Iemini disse...

esses comentaristas medrosos dos post anônimos daí de cima devem comer a bunda do evandro.
estão protegendo a refeição.
hehehe.

 
Search Engine Optimisation
Search Engine Optimisation